Café dá Insônia?

A maioria das pessoas tem dúvidas sobre a relação entre o café e a insônia, e vários mitos foram criados em torno do assunto. Embora diversas pesquisas apontem a bebida tão popular como uma das causas do distúrbio noturno, ela é mesmo a principal desencadeante do problema?

A insônia é caracterizada pela dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo durante a noite. Nos dias atuais, tem se tornado uma das condições mais prejudiciais do desempenho profissional e estado mental da população brasileira, afetando 73 milhões de pessoas no país, segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS).

Os fatores desencadeantes do distúrbio são diversos, mas na maioria das vezes estão ligados aos maus hábitos seguidos pelas pessoas, como, por exemplo, beber café à noite. No entanto, essa pode não ser a principal causa da condição e, por isso, ela deve ser diagnosticada por um médico que identificará o que realmente está por trás do problema, indicando um tratamento específico para combatê-lo.

Café causa Insônia?

mulher deitada com insônia

O café é a fonte de energia para a maioria das pessoas que passam o dia todo trabalhando e, por isso, reduzir o consumo da bebida pode ser tão difícil. Entretanto, é preciso pensar em questões mais importantes, como a própria saúde. Afinal, o café pode causar insônia?

Por se tratar de uma bebida composta por cafeína, o café se torna um dos desencadeantes dos distúrbios noturnos, dificultando a capacidade de adormecer ou atrapalhando a qualidade do sono, fazendo com que o indivíduo acorde diversas vezes durante a noite. No entanto, essa questão é muito relativa e varia de pessoa para pessoa.

A cafeína age de forma diferente em cada organismo, dependendo muito da forma como o corpo do indivíduo absorve a substância. Por isso, a insônia pode ou não ter como causa principal o consumo de bebidas como o café.

Se caso a pessoa tiver mais sensibilidade à cafeína, ela provavelmente enfrentará problemas para pegar sono quando consumir o café à noite. Isso ocorre porque, além de ser uma bebida estimulante, alguns experimentos apontaram que a cafeína permanece no corpo por até 6 horas, ou seja, até mesmo o café da tarde pode influenciar na má qualidade de sono.

Em algumas pessoas, o excesso da bebida pode até mesmo causar uma certa dependência, o que também acaba influenciando no distúrbio noturno. A grande quantidade de café faz com que o sistema do indivíduo fique em alerta, tornando quase impossível que o mesmo consiga alcançar os estágios mais profundos de sono. Isso resulta em cansaço no dia seguinte, no qual a pessoa precisará de mais café para ficar acordado, ou seja, é um círculo vicioso.

Café na Gravidez causa Insônia?

mulher segurando uma caneca de café

Para muitas pessoas, é realmente muito difícil ficar sem o cafezinho após o almoço ou durante a tarde, mas para as grávidas esse hábito deve ser adotado para que se evite problemas de saúde, tanto da mãe quanto do bebê. Como o café se trata de uma bebida estimulante, ele também pode estar por trás da insônia na gravidez.

Após décadas de estudos, ainda não se sabe certamente quais sãos os efeitos exatos da cafeína em relação aos seus riscos durante a gestação. No entanto, sabe-se que o alto consumo da substância pode aumentar as chances de um parto instantâneo ou do bebê nascer com baixo peso. Por esse motivo é recomendado que mulheres grávidas reduzam consideravelmente o consumo de café e outras bebidas e alimentos que contêm cafeína, como refrigerantes à base de cola, alguns chás e o chocolate ao leite.

A insônia na gravidez é mais comum no terceiro trimestre de gestação e, na maioria das vezes, está relacionada às alterações hormonais. No entanto, como não são todas as mulheres que sofrem com o sintoma, acredita-se que o distúrbio se desenvolva em gestantes com algum transtorno mental, como ansiedade ou depressão, que pode ser intensificado pela aproximação do parto e a chegada do bebê.

Como reduzir o Consumo de Cafeína?

mulher bebendo chá

Quem sofre com insônia crônica deve evitar o consumo de cafeína, principalmente à noite, como forma de tratamento e prevenção. Por isso, a melhor forma de substituir o cafezinho é através do consumo de chás para insônia, com propriedades calmantes que ajudam a induzir o sono, como, por exemplo, os chás de lúpulo, valeriana e erva-cidreira.

É importante ressaltar que o baixo consumo de cafeína pode causar efeitos colaterais, como dores de cabeça e estresse. Portanto, procure reduzir a quantidade de café por dia devagar, preferindo as versões descafeinadas, evitando também beber refrigerantes.

 

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbp/v22n1/v22n1a09.pdf

http://www.unirio.br/ccbs/nutricao/ppgan_pt/alimentacao-e-saude/palestras/2016/curiosidades-sobre-o-cafe/at_download/file