Saiba quais são os Melhores Remédios para Insônia

Ter uma boa noite de sono é bastante difícil para a maioria das pessoas nos dias atuais, principalmente para aquelas que moram em cidades grandes. O ideal seria dormir pelo menos 8 horas por noite, no entanto, essa tarefa se torna quase impossível para quem convive no ambiente urbano todos os dias, onde o estresse é o principal causador de insônia.

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de pessoas no Brasil sofrem com insônia, um distúrbio caracterizado pela dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo à noite. Os fatores que desencadeiam essa condição estão relacionados principalmente à situações do dia a dia, nas quais o estresse e maus hábitos estão presentes. No entanto, transtornos mentais como ansiedade, depressão, transtorno bipolar e o transtorno de estresse pós-traumático também podem causar o problema, assim como o uso de certos medicamentos e alguns fatores genéticos.

Por ser um distúrbio do sono muito comum e conhecido, a insônia na maioria das vezes não é levada a sério, mas suas consequências podem ser bastante prejudiciais para quem sofre com o tipo crônico do problema, incluindo:

  • Mau humor diário;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Baixo desempenho no trabalho ou nos estudos;
  • Cansaço diurno;
  • Irritabilidade;
  • Estresse;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Sensação de improdutividade;
  • Alterações de humor.

Remédio Natural para Insônia

Felizmente, na maioria dos casos, a insônia pode ser tratada de forma natural. A mudança de hábitos antes de dormir pode ajudar na prevenção do problema, como não consumir alimentos fortes ou bebidas estimulantes, como café, álcool e refrigerantes à noite.

Para combater a insônia, a pessoa pode preferir o consumo de alguns alimentos que ajudam a induzir o sono, como:

Leite Morno

mulher segurando copo de leite

Beber leite na temperatura morna antes de dormir pode influenciar consideravelmente numa noite de sono melhor, pois a bebida oferece uma sensação de conforto térmico e relaxamento. Colocar uma colher de chá de canela em pó no leite pode ajudar nos resultados, pois a canela impede que os níveis de açúcar no sangue se elevem.

Chá de Camomila

chá de camomila

As substâncias calmantes presentes no chá de camomila agem na diminuição do estresse, ajudando a relaxar e induzir o sono, sendo uma ótima forma de prevenir problemas noturnos como a insônia. Para preparar o chá, é preciso colocar 2 ou 3 colheres de chá de folhas secas de camomila por xícara, cobrindo com água fervente e deixando em infusão por 3 minutos. Coe e adicione mel, se preferir.

Magnésio 

brócolis

O consumo moderado de magnésio está associado a uma pressão arterial mais baixa, que ajuda na prevenção de doenças cardíacas, assim como no combate contra a insônia. Alimentos como banana, espinafre, brócolis e abacate são ricos em magnésio, e seu consumo ajuda no relaxamento do cérebro e corpo.

Remédio para Insônia e Ansiedade

A ansiedade é uma das principais causas de insônia, e vice-versa. Isso ocorre porque a pessoa ansiosa tende a se preocupar muito com seus problemas futuros, principalmente antes de dormir, o que deixa a mente ativa e afasta o sono. O uso de alguns medicamentos e a prática de hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção da ansiedade e no combate contra a insônia.

Raiz de Valeriana 

raiz de valeriana

A raiz de valeriana é uma ótima alternativa para combater a insônia causada pela ansiedade. As substâncias presentes nessa planta têm poder tranquilizante e calmante, capazes de induzir o sono e relaxar a mente. A raiz de valeriana pode ser consumida através de alguns suplementos naturais ou por meio do chá da planta. Para preparar o chá, é preciso adicionar 1 raiz de valeriana numa xícara e cobrir com água fervente. Deixar descansar por 10 minutos, coar e beber ainda morno antes de dormir.

Benzodiazepínicos

Benzodiazepínicos

O uso de medicamentos do grupo psicotrópicos, como benzodiazepínicos, ajuda no controle de ansiedade, consequentemente induzindo o sono. É importante ressaltar que esse tipo de tratamento deve ser feito dentro de circunstâncias específicas e por um curto período de tempo.

Exercícios Físicos

mulher correndo

A prática regular de exercícios físicos é extremamente importante para diversas funções do corpo humano. Atividades como caminhada, corrida e andar de bicicleta podem ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse diário, combatendo a insônia durante a noite.

Remédio Caseiro para Insônia

Remédios caseiros para insônia são de extrema importância para prevenir o problema, assim como uma alternativa de tratamento. Por isso, antes de usar medicamentos farmacêuticos, é indico que se experimente os seguintes hábitos:

Vitamina de Banana com Nozes

copo de vitamina de banana com nozes

A mistura de banana, leite, mel e nozes pode trazer grandes benefícios para quem procura se livrar dos problemas noturnos. Isso ocorre porque esses alimentos fazem o organismo absorver mais triptofano, que ajuda na produção de serotonina, um hormônio que dá a sensação de bem estar e relaxamento, induzindo o sono.

Ingredientes

  • 1 banana;
  • 1 fatia de mamão;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 colher sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de nozes picadas.

Modo de Preparo

  • Colocar todos ingredientes no liquidificador e deixar bater por um tempo;
  • Beber 1 copo em seguida, principalmente antes de dormir.

Suco de Maçã e Camomila

uma maçã e um copo de suco

O suco de maçã e camomila é uma ótima alternativa para combater a insônia. Enquanto a camomila possui propriedades calmantes que ajudam a relaxar e induzir o sono, as propriedades da maçã melhoram o funcionamento dos processos intestinais, que regulam o organismo à noite.

Ingredientes

  • 1 laranja;
  • 1 maçã;
  • 1 xícara de Chá de camomila.

Modo de Preparo

  • Prepare o chá de camomila, fervendo a água com as flores de camomila;
  • Deixe o chá em um recipiente fechado até amornar, coe em seguida;
  • Adicione o chá no liquidificador, com a maçã e o suco da laranja;
  • Deixe bater até formar uma mistura homogênea;
  • Coloque na geladeira e deixe gelar;
  • Beba 2 copos dessa vitamina por dia, uma delas antes de dormir;
  • Adoce a bebida com mel, se preferir.

Chá de Maracujá

uma xícara de chá de maracujá

As folhas do pé de maracujá possuem propriedades calmantes mais concentradas, tornando o seu chá uma ótima forma de induzir o sono e relaxar, ajudando até mesmo na ansiedade.

Ingredientes

  • 6 g de folhas secas do pé de maracujá;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo

  • Coloque a água para ferver;
  • Quando estiver no ponto e ebulição, adicione as folhas do pé de maracujá;
  • Deixe descansar por pleo menos 10 minutos;
  • Coe e beba a seguir, preferencialmente antes de dormir.

Beber chás naturais com propriedades calmantes antes de dormir é uma das melhores formas de prevenir e tratar a insônia, ajudando até mesmo no alívio de crises de ansiedade e estresse diário.

Remédio Fitoterápico para Insônia e Ansiedade

Remédios fitoterápicos são medicamentos compostos apenas por ativos vegetais, como plantas com propriedades medicinais que ajudam no tratamento de diversas doenças. O seu uso, na maioria das vezes, é feito sem prescrição médica, mas profissionais recomendam que se consulte um médico antes de iniciar a terapia, para observar se não há nenhum efeito colateral ou contraindicação.

Segundo revisão científica realizada por especialistas na Austrália, as plantas com propriedades de maior ação calmante e sedativa, usadas em remédios fitoterápicos para insônia e ansiedade são:

Kava Kava

folhas da planta kava kava

Essa planta natural pode ajudar no tratamento de insônia causada pelo estresse crônico, segundo os estudos. A forma de consumo é feita através de cápsulas, na maioria das vezes, sendo mais eficiente quando ingerida após as refeições. No entanto, geralmente demora algumas semanas para os resultados aparecerem. É importante ressaltar que a terapia com essa planta medicinal não é indicada para pessoas que têm problemas renais.

Valeriana

imagem da planta valeriana

De acordo com os estudos, a valeriana pode melhorar consideravelmente a qualidade do sono em casos mais moderados e leves. O seu consumo é indicado através de cápsulas, mas pessoas que portam doenças no fígado ou fazem uso de outras drogas sedativas não devem utilizar a planta.

Camomila

imagem da planta camomila

A camomila possui uma ação mais sedativa e, por isso, é indicada a pessoas que sofrem com insônia devido a ansiedade. Segundo estudos, até mesmo o consumo do chá da planta pode trazer benefícios para noites de sono mais tranquilas e relaxantes.

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/rbp/2010nahead/aop2610.pdf

https://revistas.ufpr.br/academica/article/viewFile/30025/19406