Tratamento para Síndrome do Pânico

A Síndrome do Pânico é caracterizada pelo alto nível de ansiedade, acompanhada de crises de pânico recorrentes e inesperadas. O transtorno acomete mais mulheres do que homens, e acredita-se que isso ocorra devido a alterações hormonais femininas que começam a partir do início da vida fértil. No entanto, crianças e pessoas com mais de 30 anos também podem desenvolver o problema.

Os sintomas desse transtorno de ansiedade podem ser bastante assustadores, principalmente para quem nunca sofreu com um ataque de pânico antes. Palpitações cardíacas; tremores; calafrios; dificuldade para respirar; suor excessivo; dor no peito; náuseas; formigamento no rosto, mãos e pés; tonturas e dor de cabeça são apenas alguns dos efeitos físicos característicos do problema. Além disso, o indivíduo sofre com pensamentos negativos, acreditando que está prestes a morrer, perder o controle ou enlouquecer.

As causas da Síndrome do Pânico ainda não são exatas, mas a medicina acredita que fatores genéticos estejam relacionados. Outra hipótese seria uma disfunção no sistema de alerta do cérebro, que é ativado em ocasiões que não apresentam nenhum perigo. Além disso, sabe-se que pessoas ansiosas, com pré-disposição ao estresse, ou que passaram por uma situação traumática estão nos fatores de risco.

Tratamento Natural

O tratamento para Síndrome do Pânico é feito por meio de terapias e medicamentos prescritos pelo médico. No entanto, algumas técnicas podem ajudar no controle dos sintomas, além de reduzir as crises.

Aceitação

mulher de olhos fechados

Quem sofre com Síndrome do Pânico precisa ter em mente que as sensações causadas pelo transtorno não irão causar nenhuma consequência física. É necessário que a pessoa entenda que aquela condição existe e deve ser tratada em busca do alívio dos sintomas, procurando não se desesperar durante uma crise. Além disso, a aceitação é essencial para que haja um preparo psicológico melhor em ataques futuros. Portanto, lembre-se que por mais assustador que a crise de pânico seja, ela não irá durar por mais de alguns minutos ou te ferir de algum modo.

Essência de Lavanda

essência de lavanda

Estudos afirmaram que inalar a essência de lavanda pode ajudar no controle e alívio dos sintomas da Síndrome do Pânico. Isso ocorre porque as propriedades desse óleo trazem uma sensação de relaxamento para transtornos de ansiedade, ajudando a acalmar a pessoa durante uma crise. Por isso, procure colocar uma pequena quantidade de óleo de lavanda na mão ou no pulso e inale durante uma crise. De qualquer forma, consulte um médico antes de realizar o procedimento.

Lugar Seguro

mulher de olhos fechados, imaginando lugar seguro

Durante uma crise, os pensamentos negativos são quase sempre predominantes, causando mais medo e pavor. Por isso, procure imaginar um lugar que te traga paz, onde você se sinta seguro e confortável. Mantenha esse local em mente como uma opção de fuga dos próprios pensamentos durante um ataque, e tente se concentrar em detalhes imaginários, como o som de uma cachoeira ou do canto dos pássaros.

Chás Naturais

xícara de chá de camomila

O consumo de alguns chás calmantes naturais podem ser de grande ajuda no tratamento de Síndrome do Pânico. Isso ocorre porque essas bebidas possuem propriedades sedativas, que aliviam a ansiedade e o estresse diário, além de relaxar o corpo e a mente. Os chás mais usados no tratamento de ataques de pânico são: camomila, valeriana, erva-cidreira e maracujá.

Exercícios

A Síndrome do Pânico pode ser tratada com exercícios que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse, reduzindo a frequência das crises e a intensidade dos sintomas.

Respiração

mulher respirando para aliviar crise de pânico

Ter o controle da respiração é uma das técnicas mais importantes para aliviar os sintomas durante uma crise de pânico. Respirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca podem ajudar a reduzir a ansiedade e induzir o funcionamento normal do corpo, além de combater o pânico e acalmar a tensão. Para isso, conte até 4 para inalar o ar até o abdome, em seguida conte até 4 novamente para liberar o ar. Permaneça de olhos fechados durante o processo.

Yoga

mulher praticando yoga para tratar síndrome do pânico

O Yoga é uma prática que envolve muito mais do que apenas posturas. Ele é um conjunto de exercícios usado para harmonizar a mente com o corpo e a respiração, por meio de técnicas e meditação. Segundo pesquisas, o Yoga ajuda na concentração do indivíduo durante um ataque de pânico, além de aliviar o estresse e a ansiedade quando praticado regularmente. As técnicas de respiração também são de grande importância para o tratamento de Síndrome do Pânico, atuando no controle dos sintomas incômodos da crise.

Pilates

mulher praticando pilates para tratar síndrome do pânico

O Pilates é um conjunto de técnicas que busca exercitar e fortalecer a musculatura, trabalhando todas as áreas do corpo. No entanto, seus benefícios vão além da melhora no sistema muscular, pois a prática regular da atividade é capaz de ajudar no controle da respiração aliviar a ansiedade, se tornando uma ótima forma de tratamento para a Síndrome do Pânico.

A melhoria da coordenação motora e aprendizado da consciência corporal são outras grandes vantagens dos exercícios de Pilates, ajudando a pessoa a controlar seus pensamentos e reduzir a sensação de medo mais rapidamente durante uma crise de pânico.

Atividades Físicas

homem praticando atividade física para tratar síndrome do pânico

A prática de exercícios físicos é extremamente importante para diversas funções do corpo, além de ajudar no controle de diversas doenças. A Síndrome do Pânico pode ser tratada por meio de atividades regulares, como caminhada, corrida ou andar de bicicleta. Esses exercícios ajudam no alívio do estresse e ansiedade, reduzindo as chances de um novo ataque de pânico, entre outros transtornos.

Fontes:

https://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/06/AROMATERAPIA-OLEO-DE-LAVANDA-E-OS-BENEFICIOS-PARA-A-MASSAGEM-RELAXANTE.pdf

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/sindrome-do-panico/

https://www.researchgate.net/publication/273423096_Aerobic_training_intervention_in_panic_disorder_A_case-series_study